O toque da sétima trombeta de Apocalipse 11 marca o início do julgamento no céu. Mas como cheguei a esta conclusão? Simples, pela própria Bíblia. Se você deseja entender sobre quando começa o julgamento, leia este artigo AQUI.
Apocalipse 10, o livrinho aberto e o grande desapontamento
A chave para entender o significado da sétima trombeta se encontra no Apocalipse 10. Observe que o anjo diz que “não há mais demora,”(versículo 6) ou seja, que chegou o tempo. Mas que tempo? Em Daniel 12:5-9 aparece uma cena muito semelhante, onde um ser com as mesmas características do anjo de Apocalipse 10 conversa com outro ser semelhante ao Cristo do Apocalipse. Nesse caso, o anjo informa que somente depois de “um, tempo, tempos e matade de um tempo”(verso 7)essas coisas aconteceriam.
Observe o gráfico e veja a comparação entre os dois textos.

Observe as semelhanças e as diferenças. Ambos lidam com um livro. Enquanto o primeiro manda fechá-lo até o tempo do fim( Daniel 12:9), o segundo se encontra com o livrinho aberto e, ao contrário do primeiro, o anjo diz que o tempo chegou. Mas que tempo?
Você pode passar a vida tentando adivinhar, ou pode apenas ler a Bíblia. O anjo clamou e os sete trovões falaram. O que os trovões falaram era importante, mas João foi proibido de escrever o que eles disseram. Entretanto, o anjo avisa que quando a sétima trombeta tocar, o mistério será revelado, ou seja, saberemos o que os trovões falaram. Então concluo que as vozes dos sete trovões não eram um mistério em si, mas apenas para aquele momento.
O livrinho que João comeu
Na cena seguinte, é ordenado a João que ele coma o livrinho que está na mão do anjo. O livrinho deve ser o livro de Daniel, já que na primeira cena ele ordena fechá-lo até o tempo do fim e que agora, está aberto. O livro é doce na boca, mas se torna amargo no ventre do profeta.
João não fala por si. Nesta cena, ele representa pessoas que vivem no tempo do fim, exatamente quando o livro de Daniel é aberto. Isso é óbvio quando você pensa que João viveu no primeiro século, ao toque da primeira trombeta, enquanto quem come o livrinho deve viver no período da sexta trombeta, ao limiar do toque da sétima.
O grupo que se dedicou ao estudo de Daniel pouco antes de começar o tempo do fim foram os “adventistas”. Esse grupo formado por pessoas de várias igrejas norte americanas, estudaram o livro de Daniel, liderados pelo pregador Batista Willian Miller.
Estou resumindo para focar no objetivo do texto. Mas em outra ocasião falaremos com mais detalhes sobre esse movimento. O resumo, de fato, é que esses cristãos chegaram a conclusão que Cristo voltaria na década de 1840. A doce mensagem da volta de Jesus ecoou entre esses reformadores.
A última data significativa para o grupo foi 22 de outubro de 1844, quando a espera pela volta de Jesus se tornou uma amarga experiência, expondo-os ao escárnio e à exclusão de suas igrejas. Assim, a mensagem que era doce na boca(pregada)se tornou amarga quando digerida(vivida).
O toque da sétima trombeta
O versículo 11 do capítulo 10 possui uma mensagem animadora. Ao invés de desistir, João, representando aqui os que provariam o livro amargo, recebe a ordem de profetizar novamente. Mas profetizar o quê? Ora, a volta de Jesus! Afinal, foi isso que o movimento fizera até então.
As cenas seguintes revelam um cenário de guerra. Passa-se um resumo da história da igreja cristã, incluindo a revolução francesa e sua blasfêmia contra a palavra de Deus(isso dá outro artigo). Mas o grande acontecimento é o toque da sétima trombeta, que há de revelar o mistério que João fora proibido de escrever. Vamos ler:
E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.
…os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus,
Dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste.
… iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.
E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva.Apocalipse 11:15-19(grifo meu)
A provação era necessária
Você leu? Viu o que é o toque da sétima trombeta? Isso mesmo! O toque da sétima trombeta marca o início do julgamento no céu. Então, o tempo a que se referiu o anjo de Daniel 12 era esse, o do julgamento, e o tempo sobre o qual não haveria mais demora de Apocalipse 10 era o mesmo. Entretanto, João não poderia escrever porque era necessário que aquele grupo passasse pelo desapontamento. O próprio Daniel avisou que isso aconteceria quando escreveu:
“Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão.” Daniel 12:10
A sétima trombeta representa o início do julgamento no céu. Os adventistas pregam exatamente isso, que o julgamento começou em 1844. Muitos alegam que foi uma desculpa para justificar o desapontamento. Mas quem o faz ignora a Bíblia.
Os ímpios procederão impiamente, disse Daniel. A provação era necessária para separar os que profetizariam “outra vez” (Ap 10:11) e os que abandonariam a fé.
Dos que ficaram, menos de 20 pessoas continuaram estudando. Não marcando novas datas, como outros fizeram, mas tentando entender onde tinham errado. Eles jamais imaginaram que a resposta estivera ali bem pertinho deles desde o começo, isso porque só vieram se dar conta que estavam fazendo parte de uma profecia quando ela se cumpriu. A prova máxima de que a sétima trombeta é o início do julgamento é o fato de João ter visto a Arca da Aliança no templo de Deus. Ao vê-la, João esclareceu duas verdades: uma que o lugar santíssimo se abriu, pois era lá onde a Arca se encontrava no santuário terrestre, que era uma cópia do verdadeiro(Hebreus 8:2) e outra que a norma para o julgamento é os 10 mandamentos, pois eles estão dentro da arca.
No mais, o grupo profetizou outra vez. Gritou ao mundo que Cristo está próximo, e de menos de 20 pessoas, hoje são quase 20 milhões. Que essa profecia nos alcance. Que sejamos também pregadores do evangelho, e que entendamos, definitivamente, o privilégio que é ser um adventista(Quem prega o advento de Jesus).
- A vitória de Trump sob o olhar da profecia Bíblica.
- Carta à igreja de Éfeso: Retorno ao primeiro amor
- Porque o cristianismo é exclusivista
- Os inimigos da fé cristã
- O ministério de Paulo e as lições para liderança da igreja
- Características louváveis de Davi
- Como deve viver o cristão no século XXI
- Meu reino é a pedra – sermão