Ananias e Safira: Uma lição para a igreja moderna

Os primeiros versículos do capítulo 5 de Atos relatam um dos episódios mais tensos do cristianismo primitivo. É quando um casal, Ananias e Safira, são mortos pelo Espírito Santo por terem mentido para a igreja.

Já ouvi alguns sermões sobre este tema, mas observei que alguns pregadores parecem ignorar o motivo que os levou a tão trágico fim. Por isso, vou passar, resumidamente, o que a Bíblia fala sobre as razões desse casal e porque Deus decidiu puniu-los com a morte.

Leiamos o texto:

Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade,
E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.
Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou

passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido. E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto. Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.
E logo caiu aos seus pés, e expirou

E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas. Atos 5:1-11

Ananias e Safira foram movidos pela inveja

Embora Barnabé não tivesse sido o único a fazer tamanha doação, seu caso foi de chamar a atenção, possivelmente pelo valor da propriedade, que devia ser alto.

A história, entretanto, não começou com a entrega do dinheiro aos apóstolos. Tudo começou um pouco antes, quando Barnabé vendeu uma propriedade e doou o dinheiro aos apóstolos. Veja Atos 4:36 e 37

Muitos defendem, erroneamente, que os membros da igreja primitiva doavam tudo o que tinham aos apóstolos. Mas não há base para tal tese. Certamente, os que possuíam bens dos quais não estavam fazendo uso se sentiam impelidos a ajudar no crescimento da igreja, e tais doações não são nada semelhantes às que alguns pastores(lobos) pedem aos fiéis nos dias atuais.

A doação de Barnabé foi muito bem vista pelos membros da igreja, o que despertou a inveja do casal. O que eles queriam era receber os aplausos da congregação e se tornarem exemplos de doadores. Entretanto, ao observar que o valor era muito alto, decidiram reter uma parte e doar apenas uma parcela do valor do negócio. Combinaram, entre si, que diriam à igreja que estavam doando o valor integral da negociação.

Castigo pedagógico

Ananias não precisava entregar todo valor da venda. Pedro ainda ofereceu uma oportunidade para ele ser honesto, mas Ananias preferiu mentir. O mesmo fez a esposa horas depois.

Deus mostrou para a igreja que não há lugar para orgulho na sua obra, e os que fazem doações para aparecer, ou assumem o serviço por status, são apenas Ananias modernos, e não são consumidos imediatamente porque Deus prefere aguardar o dia do juízo final para puni-los.

Os que desejam prestar serviço a obra evangélica devem fazê-lo por amor a ela e a Cristo. Jamais o desejo de ostentação, de reconhecimento e de lucro serão aceitos por aquele que deu sua vida para salvar a humanidade.

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Assine  

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles

1 comentário em “Ananias e Safira: Uma lição para a igreja moderna”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revenda Bio Seiva