Sermão para ASA(Ação Solidária Adventista)
A beneficência social é uma doutrina Bíblica? A resposta é sim, pois desde que Deus chamou a Nação de Israel para ser seu povo especial, ele determinou regras para a beneficência social. Vejamos algumas delas:
Texto chave: Atos 2:42-47
Não voltar para colher o cai da colheita de grãos
“Quando no teu campo colheres a tua colheita, e esqueceres um molho no campo, não tornarás a tomá-lo; para o estrangeiro, para o órfão, e para a viúva será; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra das tuas mãos.” Deuteronômio 24:19
Não negar abrigo a um estrangeiro
“O estrangeiro residente entre vós será tratado como o natural da terra; amá-lo-eis como a vós mesmos, pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o SENHOR, vosso Deus”. Levítico 19:33 e 34
- A vitória de Trump sob o olhar da profecia Bíblica.
- Carta à igreja de Éfeso: Retorno ao primeiro amor
- Porque o cristianismo é exclusivista
- Os inimigos da fé cristã
- O ministério de Paulo e as lições para liderança da igreja
Não desamparar o órfão e a vIúva
A nenhuma viúva nem órfão afligireis. Êxodo 22:22
A beneficência social no Cristianismo
No Início do Cristianismo, a beneficência social foi um divisor de águas na forma como os judeus e estrangeiros lidavam com o novo grupo de conversos. Isso porque a forma misericordiosa com que os cristãos tratavam sua comunidade atraiu milhares de pessoas.
Vamos ler novamente e analisar alguns pontos. Observe que o versículo 42 descreve os pilares do cristianismo, que aliás, não eram novos, mas estavam esquecidos pelos Judeus tradicionais.
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. Todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. Atos 2:42-47
Os 4 pilares da nova comunidade cristã eram:
1. Manutenção da doutrina dos Apóstolos
Não havia espaços para novas revelações que fossem contrárias à Bíblia. O que havia era respeito ao pastorado e zelo pelas escrituras, uma vez que beneficência social não pode ser superior ao ensino da palavra.
2. Comunhão
Havia senso profundo de comunidade. Os cristãos compreendiam seu papel enquanto unidade e trabalhavam para expandir o evangelho de Jesus Cristo, pois divisões na igreja enfraquecem a missão e abrem espaço para ações do inimigo. A comunhão é um ferramenta do Espírito Santo para manter a igreja coesa na doutrina e no propósito. E a união da igreja é fortalecida pela beneficência social.
3. O partir do Pão
Os cristãos se preocupavam com os seus semelhantes. Mas não vemos aqui uma ação estatal ou eclesiástica de expropriação, como sugerem as doutrinas socialistas/comunistas. Isso porque o partir do pão era voluntário e refletia o que Pedro disse à Ananias e Safira: “O terreno não era seu, antes de você vendê-lo? E depois que você o vendeu, não tinha a liberdade de fazer o que quisesse com o dinheiro? Atos 5:4
Observe que a doação era um ato voluntário de cada crente, já que não havia obrigatoriedade de vender nem de doar seus bens. Os cristãos eram movidos pelo Espírito Santo a aliviar o sofrimento de outros, e cada um doava o que podia para o bem comum da igreja.
4. Perseverança nas orações
O quarto pilar da vida cristã primitiva era a oração. Não uma oração individual, apenas, mas as orações coletivas, promovida em encontros de oração. Orar por causas difíceis era um hábito da igreja primitiva. Veja o caso de Pedro na prisão. Atos 12.
Deveríamos exercer esse ministério diariamente em nossa igreja, uma vez que a beneficência social inclui orar pelos enfermos e desamparados da igreja e de fora dela.
De acordo com a necessidade v. 45
As doações eram distribuídas de acordo com a necessidade de cada um, pois a igreja não é um órgão governamental e não tem obrigação de suprir as necessidades da comunidade de forma aleatória. Ou seja, A igreja deve representar um socorro permanente aos membros quando eles realmente estiverem precisando, reduzindo o risco de que aproveitadores sejam negligentes com seus deveres e vivam às custas da instituição. A Bíblia apoia o socorro aos necessitados, mas condena a negligência com os deveres de cada um. O Apóstolo Paulo mesmo aconselhou aos Tessalonicenses: “Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.
Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs.
A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão. 2 Tessalonicenses 3:10-12
A Organização do ministério social da IASD
A ASA(Ação Solidária Adventista) é um órgão da igreja local que arrecada, organiza e distribui as doações. Cabe à direção desse departamento agir com sabedoria para manter o serviço sempre ativo, enquanto doações regulares dos membros da igreja auxiliam o departamento a cumprir com sua missão.
A ASA também atua em situações de acolhimento, ensino comunitário e eventos sociais.
Podemos dizer que o primeiro departamento da ASA foram os diáconos (Atos 6:1-7), pois eles foram nomeados para cuidar da distribuição das cestas básicas na igreja de Jerusalém. Com a evolução do ministério, a IASD organizou como departamento específico da igreja.
Para atender de forma mundial, a Igreja Adventista possui a ADRA(Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais), que é uma organização humanitária com presença em 118 países.
O que diz Ellen G White sobre a beneficência social
A IASD recebeu instruções claras de como atuar no socorro aos necessitados, pois além do cuidado pessoal, que deve ser um dever de cada membros, ADRA e ASA atuam para atender as necessidades do povo ao seu redor.
EGW escreveu diversos textos e artigos sobre a beneficência social instruindo a igreja como deveria proceder, como o texto a seguir:
É para proporcionar essas oportunidades que Deus colocou entre nós os pobres, os desafortunados, os doentes e sofredores. São o legado de Cristo a Sua igreja, e devem ser cuidados como Ele o faria. Assim tira Deus a escória e purificaria o ouro, dando-nos aquela cultura de coração e de caráter que nos é necessária. O Senhor poderia levar avante Sua obra sem nossa cooperação. Não depende de nós quanto a dinheiro, tempo ou trabalho. Mas a igreja é muito preciosa a Seus olhos. É o escrínio que encerra Suas joias, o redil que lhe abriga as ovelhas, e anela vê-la sem mácula nem ruga ou coisa semelhante. Anseia por ela com inexprimível amor. Eis porque nos tem dado oportunidades de trabalhar para Ele, e aceita-nos os serviços como testemunhos de amor e lealdade. — Testemunhos Selectos 2:499
O Resultado da beneficência social na igreja primitiva
A igreja primitiva obteve grande sucesso seguindo esses princípios. Conforme lemos no texto chave, a igreja passou a contar com a “simpatia do povo”, acrescentando diariamente novos conversos. Atos 2:47
Apelo
Que Deus nos inflame com a alegria de servir nesse ministério, pois através do departamento da ASA, podemos mostrar o amor de jesus a quem mais precisa.
Hinos sugeridos: (Novo Hinário Adventista)
233 – Brilha por Cristo em teu viver
234 – Hoje Ajuda Alguém
235 – Somos teus Senhor
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