Lições da história do Profeta Elias e seu encontro com Deus

Enquanto o profeta acreditava ter fracassado, Deus se revelou a ele e lhe encheu de conforto e de vitórias.

Introdução

A História do profeta Elias é, até o momento relatado no texto chave, uma história de sucesso. Como se não bastasse em sua história a multiplicação de alimentos, a ressurreição de um morto e uma profecia de duração de 3 anos de seca cumpridas, Elias acabara de vencer os 450 profetas de Baal numa disputa épica, quando Deus se revelara à nação israelita de forma espetacular, consumindo o sacrifício por ele oferecido.

Mas a história contada no capítulo 19 de I Reis é de um Elias cansado, decepcionado e com medo. Isso porque Jezabel ordenou a sua morte tão logo soube da morte dos profetas de Baal. Elias fugiu com medo até Berseba, onde pensou em desistir de viver.

Elias não estava com depressão, como alguém já comentou em um estudo bíblico. Embora o texto possa ser adaptado a uma situação de depressão, através do recurso da homilética, Elias estava muito mais decepcionado do que deprimido, se considerarmos a patologia da depressão como ela é.

TEXTO CHAVE:

Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. 1 Reis 19:4

Lição 1: O ministério de Elias foi de vitórias e derrotas.

Embora Elias acumulasse vitórias, ele teve que conviver com uma nação cada vez mais idólatra, governada por um rei fraco e uma rainha satânica. Além disso, teve que lidar com a morte de colegas de ministério, como ele mesmo confirma no versículo 10. Ao fugir, Elias reconheceu que aquele era um momento desesperador, e que a sua vida corria risco real.

Assim como Elias, temos momentos bons e momentos ruins. Mesmo as maiores vitórias não podem amenizar a dor causada pelas derrotas, pelos fracassos e pelas perdas. Ninguém está isento de sofrimentos, nem mesmo o amado profeta de Deus.

Lição 2: O cuidado de Deus é permanente

Elias fugiu, e olhando para sua situação imaginou que morrer não era tão mal. Entretanto, Elias não pensava em se matar. Ele apenas desejou cessar seu ministério, pois se sentia cansado e sozinho na sua luta por fidelidade a Deus.

Elias “deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.” 1 Reis 19:5

Mesmo foragido, desanimado e acreditando que seu ministério não tinha alcançado êxito, o anjo do Senhor o seguiu. Ninguém que se coloca nas mãos do Todo-poderoso Criador ficará realmente sozinho. A companhia dos anjos do Eterno é certa, mesmo que invisível. Quando Elias acordou, o pão assado em brasas e a água estavam à sua disposição, pois Deus desejava prepará-lo para sua última e grande jornada neste planeta. Quem se propõe a ser fiel, não faltará o pão e a água, mesmo que para isso um anjo tenha trazê-los.

Lição 3: Deus se interessa pelos nosso problemas

Elias caminhou até Horebe, o monte de Deus. (I Reis 19:8). Foram quarenta dias e quarenta noites de jornada, provavelmente sem comer, já que o texto afirma que ele caminhou com a força daquela comida preparada pelo anjo.

Na caverna onde dormiu, o Senhor se revelou através do dom de profecia e perguntou: Que fazes aqui Elias? v.9

A pergunta não era uma repreensão. Assim Deus permitiu que o profeta abrisse o coração, para que pudesse dar a ele a maior de todas as revelações que um ser humano poderia ter; a revelação de si mesmo.

A resposta de Elias revela toda sua angústia: “…Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.1 Reis 19:10

Deus mandou que Elias saísse da caverna, para que o profeta pudesse conversar pessoalmente com Ele.

Deus não quer ser um Deus distante. Na verdade, Ele quer nos ouvir e quer nos revelar seus planos para nós. Porém, não devemos ficar dentro da caverna, pois a caverna é escura, como o são as trevas da nossa vida. Treva, aliás, que pode ser causada pelo medo, pelo desengano, pelo pecado. Por isso precisamos sair para a luz para nos encontrar com Deus. às vezes Deus assume as nossas guerras e vence por nós, como mostro no link do parágrafo.

Lição 4: A presença de Deus traz paz e conforto

Deus estava lá fora. Antes, porém, de falar com Elias, a tempestade fendeu as rochas, o terremoto tremeu o monte e o fogo ardeu o ar. Mas Deus não estava em nenhuma dessas manifestações poderosas.

Deus já foi fogo quando quis proteger seu povo, já foi terremoto quando apresentou sua Santa Lei, já foi tempestade quando afogou os inimigos do seu povo. Mas quando estamos com medo, solitários e nos sentindo derrotados, Deus é a brisa suave. A brisa é sinônimo de segurança e tranquilidade. Ninguém se esconde dela, mas a procura. A brisa representa paz e sossego, e é de paz e sossego que precisamos quando estamos abatidos.

Lição 5: Deus sempre tem planos para nós

Deus não tirou a vida de Elias. Pelo contrário, enviou-lhe a mais algumas missões importantes. O profeta deveria ungir dois reis e um substituto para si. Aos reis Azael e Jeú caberia derrotar seus inimigos Acabe e Jezabel, e à Eliseu caberia a continuação do seu próprio ministério.

Deus também lhe revelou que 7 mil israelitas ainda não haviam dobrado os joelhos a Baal e, ao invés de tirar-lhe a vida, Deus revelou-lhe que pretendia arrebatá-lo da terra e levá-lo para habitar com Ele. Os planos de Deus para nós são sempre muito maiores que os nossos. Basta nunca nos afastarmos Dele.

Conclusão

A missão de Elias não acabou ali. Mais de 700 anos depois ele seria enviado à terra novamente numa missão especial, pois deveria confortar e encorajar o Messias, que em breve entregaria sua vida pelos pecados dos homens. Elias estava no céu fiado pelo sacrifício vindouro do Cristo, e ao encontrá-lo, a divindade de Jesus foi revelada em toda sua glória.

O plano de Deus para cada um de nós é que possamos, assim como Elias, contemplar a glória de Jesus e usufruir da eternidade.

Que tenhamos fé para continuar e que a história de Elias nos ajude a não desistir.

Baixe este Sermão em PDF.

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Assine  

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles

1 comentário em “Lições da história do Profeta Elias e seu encontro com Deus”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revenda Bio Seiva