Quais eram as sete festas cerimoniais do povo judeu e qual o seu signifcado?
As sete festas cerimoniais dos Judeus eram a Pascoa, Pães Asmos, Primícias, Pentecostes, Trombetas, Expiação e Cabanas. Cada festa solene representava um momento do plano da salvação, que fora revelado ao homem desde a entrada do pecado.
Resumo do post
1 – Páscoa, a primeira festa do ano(Lev 23:4-5).
2. A festa dos pães asmos (Lev 23:6-8).
3 – Festa das Primícias(Lev 23:9-14).
5. Festa das trombetas(Lev 23:23-25)
6. O dia da Expiação(Lev 23:26-32).
7 – Festa das Cabanas(Lev 23:33-44)
Em Gênesis 3:15, Deus faz a primeira profecia da Bíblia, que aponta para inimizade entre a serpente, que é o diabo(Apoc 12:7-10) e a mulher, que é a igreja de Deus através dos tempos(Apoc 12:1). Nesse contexto, a mulher, ou seja, a igreja é a vencedora, pois pisa a cabeça da serpente.
Foi a partir daí que Deus ensinou ao homem que havia um plano de salvação. Foi através do simbolismo da morte do cordeiro que Deus mostrou que esse plano incluía a morte do seu filho, em substituição ao pecador. Então, quando Deus mandou construir o santuário, onde se faria uma simulação do plano da salvação, surgem as festas cerimoniais, ou festas anuais da nação judaica.
A construção do Santuário
Durante a jornada do povo de Israel, Deus mandou construir um santuário, que era uma cópia do verdadeiro Tabernáculo, onde Deus habita(Heb 8:2) e cuja sua construção seguia o modelo que fora mostrado a Moisés, no monte. (Êx 25:8 e 9).
O Santuário era, portanto, um teatro ilustrativo do plano da salvação, e cada cerimônia praticada ali era a representação de eventos importantes desse plano, que ocorreria no futuro, na vida do Messias, como sombras que eram, das coisas que deveriam acontecer (Colossenses 2:17). Então vamos conhecer quais eram as festas anuais e qual o seu significado.
1 – Páscoa, a primeira festa do ano(Lev 23:4-5).
A páscoa dava início ao ano religioso judaico e significa “passagem”, numa referência ao anjo que passou sobre os Israelitas na noite em que saíram do Egito. A celebração da primeira páscoa foi naquela noite, quando um cordeiro foi assado com ervas amargas e comido às pressas. Também naquela noite, os primogênitos foram “comprados” com o sangue desse cordeiro, derramado nas umbreiras das portas.
Entretanto, os que não ofereceram o sacrifício morreram pelas mãos do anjo exterminador. O primogênito que morre no lugar de outro representava Jesus Cristo que morreria no lugar do pecador. Essa profecia se cumpriu na sua morte.
2. A festa dos pães asmos (Lev 23:6-8).
No dia seguinte à páscoa dava-se início à semana dos pães sem fermento. Isso porque durante uma semana não haveria fermento nas casas. Assim como Jesus, ao morrer, retirou o pecado do mundo(Jo 1:9), o fermento representava o pecado, que era retirado da vida dos Judeus.
3 – Festa das Primícias(Lev 23:9-14).
A primeira colheita pertencia ao Senhor Deus. No dia imediato ao sábado, o Sacerdote oferecia o molho ao senhor, do mesmo modo que o Cristo se apresentou ao Senhor no dia imediato ao sábado como “primícia dos que dormem”( I Cor 15:20).
Os que defendem o dia da ressurreição como dia de guarda, não encontram fundamento na própria festa que a representa, já que a festa das primícias não era descanso.
4 – O Pentecostes(Lev 23:15-25).
Pentecostes significa “cinquenta dias depois,” ou seja, cinquenta dias após à Páscoa. Essa festa representava a chegada do evangelho aos gentios. Nesta festa, a oferta que deveria ser levada eram pães levedados(V. 17), representando os pecadores não judeus. Esses pães seriam apresentados ao Sacerdotes e se tornariam “Santos ao Senhor“(v.20), ou seja, tão purificados quanto o pão sem fermento. Essa profecia se cumpriu quando os judeus de outras nações receberam a pregação de Pedro e o Espírito Santo habilitou os apóstolos a pregar-lhes o evangelho em seus próprios idiomas.
5. Festa das trombetas(Lev 23:23-25)
A festa das trombetas marcava a preparação para o dia da expiação, ou dia do julgamento final. Assim está escrito: “No sétimo mês, primeiro dia do mês, tereis descanso solene, memorial, com sonidos de trombetas, santa convocação.“v.24
Esta festa tem seu cumprimento pouco antes do final das 2300 tardes e manhãs de Daniel 8:14 e merece um estudo à parte, pois Deus não deixou seu povo na obscuridade quanto a este assunto. Logo farei um estudo detalhado sobre este tema.
6. O dia da Expiação(Lev 23:26-32).
Após os dez dias de consagração, o Judeu passava pelo dia da Expiação. era a festa mais esperada do ano, pois o dia da expiação era uma cerimônia complexa que representa o fim do pecado e a condenação final do diabo. Para ver mais sobre isso leia meu artigo “Quando ocorre o julgamento de Deus?”
Em Levítico 16 explica-se o passo a passo da cerimônia do dia da expiação. Em breve porei aqui um artigo com mais detalhes sobre o dia da expiação e sua significação para o cristão. A sexta festa era uma das festas mais importantes do judaísmo.
7 – Festa das Cabanas(Lev 23:33-44)
A sétima festa é a festa das cabanas ou dos tabernáculos. Ela é também uma das três festas que exigiam que o Judeu fosse até Jerusalém, assim como a Páscoa e o Pentecostes. A festa das cabanas é uma alegoria ao tempo em que o povo de Israel foi peregrino no deserto, e também aponta para a grande reunião de crentes após a volta de Jesus. Nesta festa, cada judeu levava o dízimo para distribuir ao pobre e ao estrangeiro. Assim, durante 7 dias não havia miserável em Israel, simbolizando a fartura que haverá na nova terra. Foi nesta festa que Jesus se apresentou como a água da vida. (João 7:37-44).
Sombras das coisas que haveriam de vir
As festas cerimoniais eram sombras. A realidade era o Cristo e, consequentemente, ao vir o Messias, seu significado profético perdeu o sentido. Essas festas e as cerimônias teatrais do templo eram como promissórias, ou seja, garantia da vinda do Messias e do seu sacrifício expiatório. Essas cerimônias perderiam o sentido quando o verdadeiro viesse, e foi por isso que véu do Templo rasgou-se quando Jesus morreu na cruz. Foi acerca dessas figuras que Paulo falou em Colossenses 2:15-18.
O cristianismo não é um rompimento, mas uma continuação do judaísmo. A cultura antisemita foi plantada por séculos para afastar a religião cristã da sua origem.
- A vitória de Trump sob o olhar da profecia Bíblica.
- Carta à igreja de Éfeso: Retorno ao primeiro amor
- Porque o cristianismo é exclusivista
- Os inimigos da fé cristã
- O ministério de Paulo e as lições para liderança da igreja
- Características louváveis de Davi
- Como deve viver o cristão no século XXI
Quero parabenizar os autores desses sermões onlaine que nos ajudam a transmitir a igreja mensagens vivas,coisa que falta nas nossas reuniões,peço que continuem a nos ajudar,meu nome é Daniel R.sou adventista da igreja do Alvorada(Itapevi-SP.
Obrigado Daniel. Sempre que posso estou escrevendo. Ore por mim irmão.
Excelente conteúdo, que Deus abençoe.
Minha única sugestão seria de também adicionar o nome original das festas, para que o cristão também as identifique quando for mencionada pelo nome hebraico.
Outro detalhe interessante seria a de apresentar que as festas. tendo o sentido profético cumprido em Jesus, atualmente são festejadas por judeus messiânicos que creem em Jesus como messias e ser divino, em agradecimento como memorial.
Acredito que seu comentário é suficiente. Pretendo fazer uma pequeno texto sobre cada uma das festas.
Paulo Redondo, de Maria da Fé MG Brasil a cidade do Azeite, parabenizo aos outores dessa matéria, muito importante para o cristianismo que é a continuação da mensagem de Hashem para um povo! , ” Os que guardam os mandamentos de D’us e tem o testemunho de Yeshua Hamashia. Amen.
Muito relevante se comentário, explicando bem colossenses 2:15 em diante, muitos faz alusão a esse texto para se esquivar da guarda dos sábados. Porque não conhece ou não leram Levítico 23. Parabéns irmão.