Certa vez, diante de Jesus, o nazareno, o governador Pilatos perguntou: O que é a verdade? João 18:37-38
Quais são as colunas da verdade? Assim como Pilatos, milhares de pessoas perguntam o que é a verdade, e, assim como ele o fez, viram as costa à resposta, antes que ela seja dada.
Essas pessoas, ou pelo menos grande parte delas, sabem a resposta, porém têm medo de assumir que vivem uma mentira. Sabem que tal atitude exigirá delas um posicionamento e, para aliviar a culpa, vivem engolindo falsos sermões, mensagens motivacionais inúteis, ilusões religiosas e doutrinas que apenas lhes amaciam o ego. Essas pessoas Preferem ser escravos da mentira, pois negam a conhecer a verdade que os libertaria. (João 8:32p
Outro grupo, mais radical, desenvolve verdadeiro ódio à verdade, pois nega a própria existência dela e prefere o caos, chegando a defender doutrinas antagônicas, contradizendo-se, desde que impute-se à verdade crimes que ela jamais cometeu.
Se você está desejoso de conhecer a verdade, este texto foi escrito para você. Espero que possas conferir meus argumentos, pois a maior característica da verdade é exatamente a sua resistência ao escrutínio, enquanto a mentira não resiste a mais rasa pesquisa.
Quais são as colunas da verdade
As colunas da verdade são cinco: Deus, Jesus Cristo, Espírito Santo, a Lei de Deus e a Bíblia. Isso porque como tais, elas mantém firme estrutura da verdade e, sem elas, a verdade ruirá como um castelo de cartas ao menor sinal de vento.
Deus: A verdade suprema
“Mas o Senhor Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.” Jeremias 10:10(Almeida corrigida Fiel)
O universo é um grande complexo organizacional. Tudo que nele existe é regido pelas mais finas leis matemáticas. A ordem que compõe o universo aponta para um criador. Descartes assim pensava, Newton também. E, ainda hoje, existem cientistas que defendem com muita base a existência de um criador.
O grande problema da existência de um criador é que Ele estabeleceu leis para o funcionamento do universo. Leis físicas(que regem a matéria), biológicas(que regem a vida) e sociais(sendo a principal, os Dez Mandamentos, que regem as relações sociais e interpessoais).
Aceitar a existência de um criador é aceitar tais leis, e muitos não estão dispostos a isso. Não é de se admirar que muitos questionem cada uma dessas leis. Físicos negam a organização do universo, pregando que o caos gerou o cosmos; biólogos negam a impossibilidade de abiogênese e, atualmente, negam até a própria estrutura biológica, pregando que nem mesmo o gênero é definido pelos genes.
E por fim, nega-se a eficácia dos mandamentos, enquanto os resultados desastrosos de tais negações criam uma sociedade cada vez mais doente.
A única característica da verdade é que ela é absoluta, pois não existe verdade relativa. Escolhas são relativas, porém a verdade, não.
Para entender mais sobre as falhas da doutrina evolucionista leia “A Caixa Preta de Darwin,” um livro indispensável a todo criacionista.
Jesus: A plenitude da divindade
Jesus mesmo falou: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai senão por mim. João 14:6
Ao se crer em um Criador como revelado nas escrituras, torna-se necessário crer que o homem caiu. A queda trouxe dor e morte e, para reverter os danos do pecado, esse Criador pôs em prática o plano da redenção, personificado na Pessoa do Cristo. Paulo, falando aos colossneses completa: Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; Colossenses 2:9
Desde Adão, rituais pedagógicos foram instituídos com o objetivo de instruir o homem sobre a existência desse plano. O acordo com Abrão- depois chamado Abraão – apontava para o cumprimento da promessa da vinda desse ser, membro da divindade, que encarnaria biologicamente um descendente seu. séculos depois, o Santuário terrestre era o centro desse cenário e o povo judeu a linha biológica, marcada pela circuncisão, para garantir que o Messias viria de um descendente de Abraão.
Mas Deus deixara claro que a salvação não seria uma exclusividade semita, pois todos os que a Ele recorressem seriam salvos, não importando a nação. Aceitar ao Deus(ser divino) criador implica aceitar ao Deus salvador(ser divino). E isso é o mesmo que aceitar a Lei de Deus, objeto de ódio de muitos povos.
Não é possível aceitar a cristo sem aceitar a vigência da sua lei. Pois foi para pagar com a vida o preço da violação desta lei que ele veio. Sem lei, sem pecado e, sem pecado, sem necessidade de salvador.
Espírito Santo: O outro consolador
Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do pai, O Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim. João 15:26(ARA)
O Espírito Santo é o Espírito da verdade, pois sua atuação junto ao pecador atesta que Jesus é o Cristo prometido e que Ele é o único capaz de salvá-lo da morte eterna.
O Espírito Santo ensina que existe um Criador(Deus) e que o homem criado precisa de uma salvador(Jesus Cristo), pois sua desobediência(à Lei) trouxe-lhe a morte. A verdade não subsiste sem uma dessas colunas.
A Lei de Deus: a Revelação do caráter da divindade.
A tua justiça é justiça eterna, e a tua lei é a própria verdade. Salmo 119:142(ARA)
É impressionante como existem pessoas que se autoproclamam servos de Deus ou testemunhas de Deus e são contrários à sua lei. A base do equilíbrio do universo é a lei de Deus. A o fato de haver uma lei que rege a existência aponta para a existência de um legislador. Tal axioma causa pânico naqueles que são inimigos de Deus, e é por isso que tentam a todo custo negar a existência dessa lei.
Sem Lei, sem pecado.
O homem pecou e o pecado é a transgressão da Lei, como já esclareci no meu texto “Quem não irá para o céu.” Se tirarmos a lei tiramos o pecado, e sem pecado não há necessidade de um salvador. Entendes agora o que está por trás de todo ensinamento que nega a existência da lei de Deus? Por isso Satanás trabalha para eliminar Deus da vida das pessoas, e para isso ele prega a anulação de toda e qualquer lei, inclusive leis biológicas, como é o caso da tal ideologia de gênero – Leia aqui o artigo sobre a origem da ideologia de gênero e sua relação com o grande conflito.
A Bíblia: A palvra de Deus revelada
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17 (ARA)
A Palavra de Deus foi revelada através da Bíblia. O pentateuco(A lei) são os cinco livros de Moisés e os escritos dos profetas, ou simplesmente profetas são os livros escritos pelos mensageiros de Deus. Esses livros possuem um mesmo autor que é Deus, embora cada um traga a marca de quem o escreveu. Amós era agricultor e vaqueiro, enquanto Isaías pertencia à nobreza. Ambos, porém escreveram “inspirados pelo Espírito Santo,” como afirma o apóstolo Pedro. I Pedro 1:21
O novo testamento não é um rompimento com os livros antigos. Pelo contrário, eles testificam a veracidade dos mesmos e deles dependem. Para ficar claro, Jesus jamais citou o Novo Testamento, e os apóstolos baseavam seus ensinamentos no Velho Testamento.
A palavra de Deus é como uma lâmpada(Salmo 119:105). Ela nos mostra qual caminho seguir, sem ela, não chegamos a cristo, pois a Bíblia soa como a palavra de Deus em um mundo tenebroso, irreverente, incapaz de andar sozinho.
Colunas são interdependentes
Cada uma dessas colunas existem para dar suporte à verdade, pois não se pode eliminar uma sem destruir a outra. Faça o teste! Sem Deus, você não terá razão para crer em nada, pois da sua existência depende todo o resto. Elimine Cristo, e ficarás sem um salvador. Sem Espírito Santo, sem guia para nos convencer do pecado, da justiça e do juízo. E por fim, sem lei e sem a palavra, sem o conhecimento da vontade de Deus. Espero que você adote essas colunas para sua vida.
- A vitória de Trump sob o olhar da profecia Bíblica.
- Carta à igreja de Éfeso: Retorno ao primeiro amor
- Porque o cristianismo é exclusivista
- Os inimigos da fé cristã
- O ministério de Paulo e as lições para liderança da igreja
- Características louváveis de Davi
- Como deve viver o cristão no século XXI
1.agradeço pelo trabalho feito.Sao mensagens profundas e atuais para fortalecer a fe dos nossos membros.Importa continuar.